quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Medo ?

Padrões da normalidade. Quem os define ? O Medo ?

O que está em causa é a própria liberdade de libertação do declarante que fica afectada.Consiste na intervenção, no processo de formação da vontade de um factor (que é uma precisão), faz com que o declarante queira algo que de outro modo não queria...

Não há uma exclusão da vontade, mas há uma vontade formada de modo viciado. Pisando o sentido jurídico do termo, pode-se dizer que quem age condicionado por medo, quer ter aquela conduta que adoptou, mas que essa pessoa não queria esse tipo de conduta se não fosse o receio de que contra o declarante viesse a surgir um mal se ele não agisse daquela maneira.

Esta construção baseada na consequência do medo é menos nítida que no erro, porque há situações em que não se pode excluir que com essa situação de medo, não estar também uma certa reserva mental.

No medo, há sempre a previsão de um dano que provém da consequência de um mal. Como consequência, a sua vontade está viciada, porque ele não agiu livremente, mas dominado por aquela previsão de dano. Este medo não é uma emoção psicológica, mas verifica-se o medo quando a pessoa pondera o risco da ameaça do mal.

O medo consiste na previsão de danos emergentes de um mal que impede sobre o autor por virtude da qual ele emite certa atitude que noutras circunstâncias não queria e as  causas, podem advir de uma situação criada por acto humano ou até com pela própria força da natureza que cada um tem dentro de si mesmo.

Viver na fronteira é complicado. Mas a única forma que conheço e para a qual fui educado.
 

6 comentários:

  1. Eu sou muitas vezes travada pelo medo que sinto.
    Tenho muito, gostava de ser um bocadinho diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos medo. Todos !

      Mas no "medo" podem surgir acções de contraste ao próprio medo. :)

      Eliminar
  2. Eu tenho medo de ter medo :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eventualmente não consegues, mas como tens essa "cara/foto" de destemida... pode ser verdade. :P

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Podes evitar o contacto rapariga...

      Eliminar